Um Circo, um Palhaço, um Pipoqueiro, alguns amores, muitos porres. E uns textos complicados sem pé nem cabeça.

14.1.14

O ano da formiga

Tenho dito já há algum tempo que este ano deveria ser o ano da formiga, e não o da cigarra. "Deveria", assim no futuro do pretérito mesmo. Em algum ponto dos trilhos eu decidi virar a alavanca e mudar o trajeto, lá atrás, coisa de uns quinze meses. Pode ser que essa tenha sido a decisão mais inconsequentemente correta que eu já tomei na vida, e sem querer usar "linguagem de menina", eu liguei o foda-se de acordo.

Fui atrás dos meus suspiros. Torrei a porra do dinheiro que eu ganho como quem abre a torneira pra escovar os dentes e vai pro sofá terminar de ver o jogo. Viajei pra onde tive vontade de viajar (e enriqueci muito aí) e comprei coisas intangíveis - sensações que as notas do dinheiro não pagam. 

Descobri com quase trinta anos muitas coisas que outros descobriram com vinte e poucos. Talvez o meu caminho tenha se invertido lá no começo, quando precocemente tive que fazer o contrário. Digo que foi o ano da cigarra, mas durou pouco mais do que doze meses. Conheci um monte de mulheres depois que fiquei solteiro - talvez não me orgulhe disso, mas tentei encontrar nelas algumas coisas que não tinha encontrado até então. E nem por isso as maltratei. 

Como no começo dos meus vinte anos, meu coração endureceu de novo ("harden your hearts!", lembra?), e posso afirmar com toda certeza que não foi por querer. Talvez eu já tenha dito muitas vezes que não quero e não pretendo "amolecer", mas é tudo da boca pra fora, porque tenho que manter a casca em dia.

Enfim, eu as conheci e elas tiveram um peso enorme pra que as coisas continuassem do mesmo jeito. Por culpa minha, e não delas. Agora cheguei ao ponto de tentar desligar o foda-se, colocar o trem de volta nos trilhos e rumar pra que o ano da formiga aconteça. Arregaçar as mangas e trabalhar um pouco não vão me fazer mal agora. Talvez estudar também não. Espero só que esses meus planos cabeçudos consigam superar o que ficou enraizado durante esses meses. E pago pra ver.